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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DICAS PARA A "LIÇÃO DE CASA"

O ano letivo começou de verdade. Junto com as aulas na escola chega a lição de casa, a primeira grande responsabilidade da vida dos pequenos.
Muitas vezes o momento da lição de casa pode gerar atritos entre pais e filhos. De um lado, pais cansados com a jornada dupla de trabalho e, do outro, filhos bravos por terem seu tempo "roubado" ou inseguros por não darem conta do recado. E no meio de tudo isso, uma coisa é certa: a participação dos pais, desde que com critério, é importante sim."O papel dos pais no desenvolvimento e expressão das diferentes competências do filho é fundamental, e muda a cada etapa de escolaridade. O interesse pelas tarefas de casa do filho demonstra o valor que a família dá aos estudos e ao trabalho escolar, precisando, para tanto, estabelecer laços de apoio e afeto que possam favorecer este processo", afirma Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Outro aspecto destacado pela psicopedagoga diz respeito ao espaço físico para a realização da lição de casa, pois, geralmente, os alunos apresentam melhor desempenho quando dispõem de um local adequado para sua realização com mesa, cadeira, boa iluminação, distante de televisão, livre de barulho ou outros estímulos que possam distraí-los.
Para a diretora de ensino fundamental, Cleuza Vilas Boas a lição faz com que o aluno desenvolva atitudes importantes como responsabilidade, motivação de estudar sozinho no próprio ritmo, autonomia intelectual, organização, persistência e capacidade de solucionar problemas. "O contato dos pais com os filhos no momento da lição de casa pode ser muito rico, desde que não tomem para si a responsabilidade de responder questões", afirma. Segundo ela, é hora oportuna para troca de vivências, tornando os pais parceiros da vida escolar dos filhos.
Para Rosana Nunes, coordenadora pedagógica, a atenção dos pais no momento da lição ajuda a criança a adquirir uma postura de estudante no dia a dia. A educadora dá algumas dicas de como encarar o desafio:
- Definir o horário para a realização da lição
- Estabelecer uma rotina com a criança para realizar as tarefas
- Manter os materiais em ordem e bom estado
- Orientar a criança a não realizar a tarefa caso não tenha entendido
- Encaminhar para o professor ou orientador a tarefa "difícil" da criança
- Ler sempre que possível bons livros para que a criança amplie o seu repertório
- Ler para a criança caso necessite (pode combinar de ler uma parte e a criança lê a outra)
- Informar a maneira certa de escrever, quando solicitado. Ou seja, caso a criança esteja na dúvida entre x ou ch, sempre responder a forma correta
- Não pressionar a criança com relação aos erros ortográficos
- Nunca faça a tarefa pela criança, mas pense junto com ela
- Contribuir com informações, caso seja solicitado (entrevistas, pesquisas...)
- A lição tem que ser o momento prazeroso, não de brigas e embates pessoais
- Apresentar interesse e envolvimento quando a criança traz uma questão para pensar em casa
- Criar autonomia, ou seja, que, a cada dia, a criança realize sozinha suas tarefas, mas é importante passar a segurança de estar por perto.
FONTE: http://vilamulher.terra.com.br/licao-de-casa-8-1-55-373.html

Um comentário:

  1. adoro a escola ana tomazia e me divirto muito com a professora iara e o professor alexandre e a melhor parte e o recreio adoooooooroooo

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